Hoje teremos um vídeo super diferente maravilhosas, confesso que por muitas vezes fiquei na dúvida se colocava ou não no ar por dois motivos: O primeiro é que a câmera que gravo ainda não é profissional e isso comprometeu um pouco, vocês vão ter uma idéia da diferença entre um corretivo e outro na minha pele mas ainda bem diferente do ao vivo, sabe? Então tentem imaginar que tudo ao vivo está pelo menos 2 vezes mais do que vocês estão vendo aí no vídeo.
E o segundo motivo é que o vídeo é muito falado, é uma conversação e eu me preocupei muito com a edição para evitar deixá-lo cansativo. Mas vamos lá, coloquei no ar mesmo assim e gostaria muuuuuito da opinião de vocês que me acompanham pra me dizer o que acharam, se conseguiram entender, se ficou alguma dúvida, se acharam cansativo, enfim tudo o que acharam ok?
Vamos ver o vídeo! Coloque qualidade HD para uma melhor resolução.
vídeo:
Corretivo Líquido X Corretivo cremoso -
Pálpebra inferior:
Quando se trata de pálpebra inferior, eu procuro dar preferência sempre aos corretivos líquidos com texturas mais finas mas que ao mesmo tempo tenham uma cobertura boa o suficiente para cobrir as olheiras.
Porque dou preferência a esse tipo de corretivo?
Nessa região a pele costuma ser mais fina e tende a ficar cada vez mais flácida com o passar da idade, a preferência por um corretivo mais fino e líquido é a opção perfeita para quem não quer criar linhas de expressão nessa região ou evidenciar as que já existem.
Posso usar um corretivo cremoso nessa região de pálpebra inferior?
É claro que maquiagem é algo completamente pessoal, então vai ter quem ame e vai ter quem odeie. Eu por exemplo não sou fã do corretivo cremoso para nenhuma idade, mesmo usando o diluidor de corretivos eu não consigo achar melhor do que os líquidos.
Existem muitos corretivos líquidos bons no mercado que na minha opinião superam os cremosos mesmo diluídos. Lembrem-se que nessa região de pálpebra inferior nós trabalhamos com a triangulação de iluminação que além de devolver a luz natural para o rosto, vai fazer a camuflagem das olheiras.
Vou citar o que me faz preferir os bons corretivos líquidos:
– Menos chances de criar ou evidenciar linhas de expressão
– Precisam de menos pó pra selar (ótimo para quem tem peles secas e mistas, evita que craquele essa região)
– A pele absorve melhor esse tipo de produto (peles oleosas costumam ficar com os poros mais evidentes com corretivos cremosos)
– Não fica com cara de reboco (leve em conta que passamos a base antes, cuidado para não ficar muita sobreposição de produtos densos)
Corretivo Colorido:
Trabalhar com a colorimetria costuma ser uma incógnita, não é mesmo? A primeira dica que dou é observar e fazer aquela pergunta mágica: realmente vou precisar fazer uso de uma cor para camuflar o que estou querendo? Na dúvida faça o teste com a base e, se não cobrir de jeito nenhum, então é quando você vai ter que optar pelo uso de corretivos coloridos.
O que é a colorimetria e como funciona o uso de cores na camuflagem?
Simples, partimos do princípio de que nossa pele é marrom e cada um tem uma variação de tom de marrom, alguns mais claros e outros mais escuros. O marrom é considerado o neutral composto pelas cores primárias: vermelho, amarelo e azul.
Sabendo que o marrom é o neutro, o que você tem que fazer é transformar as manchas que deseja camuflar em marrom.
Ex1: Olheiras ou manchas roxas: Roxo é = vermelho + azul. Qual cor falta para resultar o marrom? O amarelo, então você vai precisar de um corretivo amarelo para camuflar essa região.
Ex2: Manchas avermelhadas ou Rosáceas: Qual cor falta para transformar o vermelho em marrom? Amarelo + Azul, então você precisará de um corretivo verde, que é a mistura dessas duas cores, para fazer a camuflagem de manchas avermelhadas.
Ex3: Manchas marrons como Melasma: Xiiii Agora ficou tenso, não? rsrsrsrs Se o neutro é o marrom, como escondemos uma mancha que já é marrom? Nesse caso usamos um corretivo na cor lilás afim de amenizar o tom do marrom e torná-lo mais claro.
Mas porque o lilás?
O lilás é uma nuance mais clara do roxo (vermelho + azul) e a ausência de amarelo é o que você vai precisar para clarear uma mancha marrom mais escura que o tom da sua pele.
Seguindo essa lógica de transformar as manchas em marrom, ou seja neutraliza-las, você vai conseguir camuflar qualquer mancha.
Corretivo Pálpebra Móvel e Superior:
Como essa é uma região que trabalhamos com sombra, é preciso um corretivo que garanta a fixação e, para isso, nada melhor do que um corretivo cremoso.
Eu prefiro trabalhar somente com o cremoso porque ele já faz a camuflagem e também garante um bom trabalho com as sombras, eu nunca tive problema algum com nenhum tipo de pele, muito pelo contrário, nessa região eu consigo trabalhar com esse tipo de corretivo mesmo em uma pele mais madura.
Agora, se você prefere um corretivo líquido ou pretende trabalhar com a própria base por exemplo, eu indico o primer específico de olhos ou mesmo um fixador de sombras para garantir um melhor resultado.
Corretivo para Iluminação:
Calma que não é tão difícil quanto parece. Na foto dou um exemplo universal do que chamamos de triangulação de iluminação na pálpebra inferior, que nada mais é do que devolver a luz natural que temos no rosto, já que após a base, deixamos tudo de uma mesma cor.
A intenção é de camuflar as olheiras e devolver a iluminação natural da pele, para isso, precisamos de um corretivo pelo menos um tom a menos que o tom de base usado. É claro que a tonalidade varia de acordo com cada gosto, tem quem goste mais claro (eu por exemplo uso dois tons a menos). Devemos levar em conta a naturalidade e tomar cuidado para não ficar claro demais.
Essa é uma técnica que aprendi em todos os meus cursos profissionais, ou seja, é a técnica utilizada não só por mim que também sou maquiadora, mas também pelos demais também formados na área.
Espero que tenham gostado do post que fiz com todo carinho para vocês maravilhosas.
O post todo foi baseado no conhecimento que adquiri em cursos da minha profissão, então tudo tem fundamento e nada é aleatório, por isso aproveitem as dicas.
Besos, besos…
E até a próxima new
Letícia Ruiz
Oi Le! Eu sou apaixonada pelo Age Rewind da Maybelline. É maravilhoso, leve, não craquela e cobre muuuito bem. Beijos